segunda-feira, 22 de junho de 2009

Não me peçam indicações

Decididamente já passo por um nativo do Perreux (também à mistura de raças, cores e credos que por aqui há, até o ET passava por nativo).
Mas o que me leva a fazer uma afirmação tão ousada?
O simples facto de no passado sábado me terem interpelado duas vezes para me pedirem indicações.

Da primeira vez, estava eu posto em sossego a despejar a minha dose semanal no vidrão, quando um carro pára à minha beira, e de lá de dentro uma senhora acompanhada da sua filha me pergunta se eu sabia aonde morava o Mr. X, onde havia uma festa de crianças. Está-se mesmo a ver que um gajo a despejar 47 garrafas de cerveja no vidrão tinha acabado de sair de uma festa de crianças!
Lá lhe respondi que lamentava não saber, mas devo ter sido indelicado com esta longa resposta uma vez que a senhora fez uma cara de poucos amigos.

Na segunda vez, ia eu mais a patroa em direcção à paragem do autocarro, quando uma autocaravana com um casal de reformados pára ao nosso lado. Queriam saber como ir para a Mairie de Neuilly.
"Esta é fácil!" - pensei, mas antes de abrir a boca, a Aurora deu-lhe as indicações tal qual eu as teria dado, e a autocaravana partiu após nos terem agradecido.
Enquanto caminhávamos em direcção da paragem, notamos alguma hesitação quando a autocaravana chegou ao cruzamento, (é claro que mentalmente chamei burro ao gajo com quem tinha estado a falar segundos antes) mas lá seguiu na direcção por nós indicada.

A historia aparentava ter acabado bem, mas nada poderia ser mais falso.

Ao chegar à paragem, vi no outro lado do cruzamento (onde tinha havido a tal hesitação) uma placa a dizer "Neuilly Plaisance - Mairie" (por acaso na direcção oposta aquela para onde tínhamos mandado o casal da autocaravana).
Não querendo dar o braço a torcer, perguntei à velhinha que estava sentada na paragem se ela sabia aonde era a Mairie e ela disse-me que era na direcção da placa. Ainda não convencido, perguntei-lhe se não era na avenida depois do Auchan.
Ela perguntou se era aquela à beira da escola de música, tendo eu respondido :
"Sim, à beira do conservatório."
"Ah! Essa é a Mairie de Neuilly-sur-Marne."

Resumindo. Mandamos os desgraçados para outra cidade...
Mas também quem manda a estes franciús terem os nomes todos iguais?
Ao menos lá donde venho ninguém confunde Gondomar com a Maia!


Sem comentários: