segunda-feira, 20 de julho de 2009

Um pequeno passo...

A 25 de Maio de 1961 o presidente John F. Kennedy, perante o congresso Norte-Americano, estabeleceu como objectivo a chegada do homem à Lua declarando:
“Em primeiro lugar, acredito que esta nação deve dar tudo para atingir o objectivo, antes desta década acabar, de pousar um homem na Lua e retorná-lo com segurança à Terra”
Mais tarde, a 12 de Setembro 1962 num discurso feito na Universidade de Rice reforçou esta ideia:
“Mas porquê a Lua, perguntam alguns? Porquê este objectivo? Também podem perguntar porquê subir à montanha mais alta? Porquê, há 35 anos, decidimos voar sobre o Atlântico? Nós decidimos ir à Lua. Nós decidimos ir à Lua nesta década e fazer as outras coisas, não porque são fáceis, mas porque são difíceis”.



Oito anos mais tarde, a ideia germindada em 1961 tornou-se realidade com a alunagem do Módulo Lunar Eagle no Mar da Tranquilidade.
De acordo com o plano de voo, Armstrong e Aldrin deveriam descansar cinco horas antes de sair da nave. No entanto, estavam de tal modo excitados que solicitaram a permissão para se preparem para a saída. Cerca de seis horas e meia após a alunagem, eles abriram a escotilha do Módulo Lunar e Armstrong dirigiu-se à saída. Instantes depois pisava o solo lunar dizendo a frase épica da Era Espacial:
"Este é um pequeno passo para um homem, mas um enorme salto para a Humanidade."

Sem comentários: