Qualquer blog que se preze apresenta de vez em quando imagens de grande beleza. As imagens da Natureza costumam resultar e não há nada mais espectacular que as imagens aéreas da migração de animais.
Tal como as renas que procuram climas mais quentes, o emigrante tuga abandona as terras frias de França, Alemanha, Suiça e Luxemburgo para rumar a Sul. Este especimen é facilmente identificado quando visto a pagar o seu café com uma nota de 500 euros ou a exibir orgulhosamente a sua camisola rosinha do "glorioso" em plena festa de aldeia.
Apesar de sentir o chamamento setentrional não vou poder acompanhá-los senão amanhã também eu me juntaria ao coro:
A doença de um familiar obrigou a Madame G a deslocar-se a Portugal, pelo que nos pediu para "deitar o olho" pela casa na sua ausência. É claro que anuimos e como recompensa encontrei no beiral da minha janela um pack de 6 minis SuperBock! Bondade pura...
Não há nada melhor após uma tarde de compras em Val d'Europe do que uma bela sessão de trainspotting. Pronto. Reconheço que estou a dourar a pílula porque na verdade estive cerca de uma hora a ver passar os comboios por nenhum deles parar na estação mais perto de casa. Depois disto, a proxima actividade radical que tenciono fazer vai ser ver a tinta secar ou ver a erva crescer. Confesso que o filme é bem mais agitado do que o passatempo...
Dois volumes de leite, 24 litros de água, 40 cervejas... Quem me visse a empurrar o carro de compras pensaria que a 3ª Guerra Mundial estaria próxima ou que o Inverno estaria a chegar. Nada disso. É só o Bertrand que vai de férias e por isso não nos vai poder emprestar o carro durante uns tempos. O carregar e descarregar do carro com os bens de primeira necessidade até nem foi grande problema quando comparado com a sessão de "tetris na dispensa" para meter aquela tralha toda lá dentro... Estou a precisar de uma casa maior.
A 25 de Maio de 1961 o presidente John F. Kennedy, perante o congresso Norte-Americano, estabeleceu como objectivo a chegada do homem à Lua declarando: “Em primeiro lugar, acredito que esta nação deve dar tudo para atingir o objectivo, antes desta década acabar, de pousar um homem na Lua e retorná-lo com segurança à Terra” Mais tarde, a 12 de Setembro 1962 num discurso feito na Universidade de Rice reforçou esta ideia: “Mas porquê a Lua, perguntam alguns? Porquê este objectivo? Também podem perguntar porquê subir à montanha mais alta? Porquê, há 35 anos, decidimos voar sobre o Atlântico? Nós decidimos ir à Lua. Nós decidimos ir à Lua nesta década e fazer as outras coisas, não porque são fáceis, mas porque são difíceis”.
Oito anos mais tarde, a ideia germindada em 1961 tornou-se realidade com a alunagem do Módulo Lunar Eagle no Mar da Tranquilidade. De acordo com o plano de voo, Armstrong e Aldrin deveriam descansar cinco horas antes de sair da nave. No entanto, estavam de tal modo excitados que solicitaram a permissão para se preparem para a saída. Cerca de seis horas e meia após a alunagem, eles abriram a escotilha do Módulo Lunar e Armstrong dirigiu-se à saída. Instantes depois pisava o solo lunar dizendo a frase épica da Era Espacial: "Este é um pequeno passo para um homem, mas um enorme salto para a Humanidade."
Quem leu a "posta anterior" não terá dificuldades em saber porque hoje é feriado nacional em França. Como pude constatar durante as comemorações oficiais do "14 julliet", a principal vantagem da Revolução Francesa foi a substituição da Maria Antonieta (cujo o único feito relevante foi trazer consigo os croissants da Áustria) pela a esposa do Presidente da Republica no cargo de primeira dama. Este ano a Carlita estava de tal modo "ravissante" no seu vestidinho branco, que só o Sr. Toneca seria capaz de a descrever.
A 14 de Julho de 1789 o povo de Paris movido por um boato dizendo que as tropas reais estavam prestes a desencadear uma repressão sangrenta, tomou de assalto a fortaleza da Bastilha em busca de pólvora para as armas que tinham pilhado do arsenal existente nos Inválidos. A Bastilha já não era a temida prisão política de outros tempos, estando aprisionados nessa altura apenas sete condenados: quatro por roubo, dois nobres por comportamento imoral, e um por assassínio. A sua guarnição era constituída por 32 guardas suíços e 82 "inválidos" de guerra, possuindo 15 canhões, dos quais apenas três em funcionamento. A queda deste símbolo do Absolutismo foi um passo determinante na Revolução Francesa que veio a culminar na abolição do regime feudal, na elaboração de uma Constituição e mais tarde na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
Aparentemente "a sorte grande e a terminação" passou ao lado em Terras da Vera Cruz. Ora isto poderá dever-se a duas coisas: problemas visuais ou problemas linguísticos. Se tal falha se dever à primeira opção, aconselho aos meu fieis leitores a ampliarem a foto e se mesmo assim não virem nada, confiem em mim quando vos digo que está um pardal à direita do pombo gigante. Se o problema for linguístico, aqui vai a minha douta explicação: Em 1783, a rainha D. Maria I, por decreto real de 18 de Novembro, atribuiu à Misericórdia de Lisboa a faculdade de fazer uma lotaria anual, para com os lucros acorrer às necessidades dos hospitais. Desde então a lotaria vulgarizou-se, havendo actualmente extracções semanais. Os prémios da lotaria variam entre o primeiro prémio (que corresponde à cautela com número sorteado - popularmente conhecido por "sorte grande") e a terminação (que corresponde às cautelas cujo algarismo final seja igual ao do número do 1.º prémio). Atendendo à disparidades entre os valores da "sorte grande e a terminação", vulgarizou-se usar esta expressão quando estamos em presença de dois extremos (tais como um casal cujo marido seja muito gordo e a mulher muito magra).
Além das obrigações maritais, o meu casamento também trouxe quatro sobrinhos agarrados que parecem ter sido escolhidos a dedo, uma vez que não se aproveita nenhum. No entanto, esta situação poderá mudar a partir de hoje com o nascimento da Clarinha. A razão deste optimismo deve-se ao facto dela ser a filha da irmã que nunca tive (nem nunca quis ter) e por isso não ter qualquer relação de parentesco comigo. Bem-vinda ao Mundo, Clarinha!
NOTA: É claro que dizer mal dos sobrinhos é uma das prerrogativas dos tios, e que na realidade até nem me posso queixar muito quando vejo o sobrinho que calhou aos irmãos do meu pai e às irmãs da minha mãe.